Site do ConecteSUS é Hackeado

Por BH Servers
Em Notícias
10, dez, 2021
Nenhum Comentário
596 Views

Hoje o site do ConecteSUS amanheceu indisponível. Ao tentar acessar a página, os internautas depararam com uma mensagem “ransomware”.

Um ranwomsare é uma técnica de infecção similar a um sequestro (leia mais aqui), cujo os hackers normalmente pedem uma quantidade de valor para liberar dados, arquivos ou páginas bloqueadas. Nesse caso, uma ferramenta específica do ConecteSUS foi afetada.

Ao acessar, a página abaixo era apresentada:

Esse ataque também afetou a página de notificações em caso de doença.

O Ministério da saúde se pronunciou e informou que a Polícia Federal, além do Gabinete de Segurança Institucional foram acionados.

Serviços prejudicados:

  • Emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização
  • ConecteSUS
  • e-SUS Notifica

Como comprovar a vacinação

Agora enquanto o site encontra-se offline, é possível apresentar o comprovante físico entregue no momento da vacinação para provar quais vacinas foram recebidas. Porém recomendamos que verifique seu estado e município, já que alguns estados e municípios possuem um controle próprio de vacinação da população e pode emitir um comprovante.

São eles: Espírito Santo, Rio Grande do Norte e as cidades de Salvador (BA), João Pessoa e Campina Grande (PB).

Previsão

O Ministério da Saúde não soube informar um prazo, mas o departamento de informática está trabalhando para recuperar os dados perdidos.

Nossa opinião pessoal é que um sistema tão grande conta com backups frequentes e esses dados serão rapidamente retornados.

Aprendizado

Este é mais um motivo para reforçar a importância de se manter uma rotina frequênte de backups. Todos nós que estamos na internet, estamos sujeitos a recebermos vários tipos de ataque e nos preparar para o pior é muito importante, mesmo que nunca aconteça nada de ruim.