Diferenças entre um VPS simples e um Cloud Cluster – Qual é o melhor?

Diferenças entre um VPS simples e um Cloud Cluster – Qual é o melhor?

Na hora de escolher um servidor, é preciso considerar qual é o melhor para suas necessidades. Um VPS simples pode ser a solução ideal para sites de pequeno porte, enquanto um Cloud pode ser a escolha certa para sites de grande tráfego. Mas qual é a diferença entre um VPS simples e um Cloud? Veja a seguir!

O que é um VPS simples?

Um VPS é um servidor que oferece mais de poder do que um serviço compartilhado (que compartilha totalmente os recursos de um servidor), mas ainda não é totalmente dedicado. É uma boa opção para sistemas que estão recebendo uma carga considerável, mas ainda não estão prontos para um servidor dedicado ou um cluster. Normalmente é utilizado também para quem busca preços mais econômicos mas espera algo melhor do que um serviço compartilhado simples. Em casos de VPS Windows, essa é a primeira opção, visto que não existem sistemas Windows com acesso ao desktop e seja totalmente compartilhado (ou ao menos não que esteja em nosso conhecimento). Um VPS é a primeira opção ao se buscar por uma solução Windows. Sobre chamarmos de "simples", seria pelo fato de que esse VPS estará em uma estrutura sem redundância de hardware. Isso significa que existe algum risco, pois caso o hardware venha a sofrer falhas diversas ou até mesmo ataques cibernéticos, onde todos os clientes que fazem parte daquele hardware, terão um tempo de indisponibilidade ou até perda de arquivos. Por não haver redundância, assim como os avisos dos comissários de bordo em cada vôo, é preciso ter em mente que é preciso se preparar e realizar backups frequentes quando se trata de um VPS, para os raros casos de falhas pela falta de redundância de hardware. Obviamente isso não é comum, visto que os servidores são desenvolvidos para suportar cargas de trabalho por vários anos e sem interrupção. Antes mesmo que venham a sofrer uma pane, já ficaram obsoletos e acabam substituídos em praticamente todos os casos. Ainda sim é possível se considerar a possibilidade de perdas de arquivo e se preparar para esse caso. Quem pode ser gravemente afetado por esse tipo de serviço por não possuir meios de efetuar backups ou envolver uma configuração muito cara do serviço, que inviabilizaria recriar em caso de perdas, não, deve optar por um VPS, mas sim pelo Cloud Computing que oferece mais segurança.

O que é um Cloud Cluster?

Um Cloud é um servidor que oferece mais flexibilidade e escalabilidade do que um VPS simples e ele está em um ambiente redundante. O Cloud não está alocado apenas em um servidor, mas em um grupo de servidores que são conectados de formas estratégicas e dentro do projeto de cada empresa. Ele pode ser ajustado para atender às suas necessidades específicas e pode ser escalonado para acomodar o crescimento do seu site. O Cloud Cluster não é apenas hardware, mas é todo o conceito envolvido, pois ele é feito para atender a diversas finalidades de uso e conta com tecnologias mais atualizadas, como é o caso dos containers e kubernetes. Os containers sendo mini-servidores que podem ser implantados em um Cloud e gerenciados de forma eficiente (pretendemos explorar melhor esse tema em uma próxima publicação) e o kubernetes, uma plataforma open source que permite a implantação e gerenciamento de containers em um ambiente de nuvem, por exemplo. Em um Cloud o cliente pode replicar suas instâncias, criar redundâncias, balanceamento de cargas e muitos outros usos. É claro que uma estrutura com mais tecnologia, torna todo o sistema em algo com um preço mais elevado, porém mais confiável.

Conclusão sobre as diferenças

A principal diferença entre um VPS simples e um Cloud é a flexibilidade e escalabilidade de forma praticamente imediata. Um VPS simples oferece um pouco mais de poder do que um compartilhado, mas ainda não é totalmente dedicado. Já um Cloud pode ser ajustado para atender às suas necessidades específicas e pode ser escalonado para acomodar o crescimento do sistema. O simples e o Cluster ficam por conta da redundância. O Simples estará em um  único hardware e o Cluster estará replicado, de forma que se um servidor apresentar falha, outro assumirá e o ambiente do cliente continuará online. O próprio cliente pode replicar suas próprias instâncias para ele mesmo criar a própria redundância em mais um nível.

Qual é o melhor para você?

A melhor escolha dependerá das suas necessidades. Se você precisa de um servidor mais poderoso e pode realizar seus backups, um VPS simples pode ser a opção certa, principalmente porque um VPS consegue oferecer uma boa performance em um preço muito mais baixo. Já se você precisa de um servidor mais flexível e escalável com um Uptime/SLA mais alto, um Cloud pode ser a melhor escolha. A reundância irá te garantir mais tempo online e com menos chance de problemas. Ainda sim o sistema contará com um sistema operacional que pode falhar, mas para isso o Cloud oferece, normalmente, opções de backups/snapshots e formas de replicar o sistema. Por um preço mais alto, mas para quem precisa desse tipo de solução, vale o investimento.Diferenças entre um VPS simples e um Cloud Cluster – Qual é o melhor?