Como criar um site em WordPress em 6 passos

Por Redação BH Servers
Em Notícias
30, dez, 2020
Nenhum Comentário
157 Views

O WordPress é o CMS mais utilizado no mundo! Mais de 455 milhões de websites usam WordPress, isso significa que 35% de todos os sites do mundo são em WordPress. Se convenceu de que o melhor caminho para criar o seu site é nessa plataforma? Então hoje eu vou te contar como montar o seu site em WordPress em 6 passos!

Passo 01: Comprando o seu domínio

Primeiro de tudo você deve comprar seu domínio. Se você vai comprar um domínio .com.br, eu sugiro o registro.br para a compra. Já se você for comprar um domínio .com você pode comprar em diversos lugares. Eu gosto bastante de comprar na godaddy e também na namecheap, que dá opção de diversas extensões, como por exemplo .info, .xyz, etc.. 

Lembre-se de que o seu domínio deve ser algo 100% único, então as vezes precisamos usar a criatividade na hora de comprar, já que já existem milhões de domínios comprados. 

 

Passo 02: Escolha o seu servidor

Depois de comprado o seu domínio é hora de escolher a sua hospedagem. Eu recomendo que você compre os nossos servidores aqui na bhservers.com.br. Nós temos diversos pacotes, inclusive o nosso pacote mais básico custa R$4,00 mensais! Mais barato que isso é impossível! 

Comprado a sua hospedagem, é hora de apontar seu DNS! Espere o DNS propagar e está na hora de começar o seu site! 

 

Passo 03: Instalando o WordPress 

A forma mais fácil de instalar seu WordPress, se você não tem experiência, é através do cPanel. Aqui vai um passo a passo:

  • Faça login no seu cPanel
  • Role a tela até chegar na parte de “Software” 
  • Clique na parte de “Quickinstall”
  • Você será redirecionado para uma nova página e nela encontrará o icone do “Wordpress”. Clique nele
  • Na próxima página você irá selecionar seu domínio e clicar em “Próximo”
  • Entre com os dados do seu site e clique em Instalar! 

Agora é esperar a instalação terminar. Então basta clicar em Login e você será redirecionado para a sua página de login do seu site. Coloque seu login e senha e acesse seu site! 

 

Passo 04: Escolhendo o tema

Assim que você acessar o seu site, ele vai parecer um pouco desconfigurado. Mas não se preocupe, nós já vamos resolver isso! 

Agora é a hora de escolher um tema que vai deixar o site com a sua cara. 

Se você quer instalar um tema gratuito, esse é o passo a passo:

  • Na barra lateral esquerda, clique em “Aparência” e depois em “Temas”
  • Nessa tela você poderá ativar alguns dos temas que já estão instalados ou então instalar novos 
  • Para adicionar um novo tema, clique em “Adicionar Novo” e procure por algum tema que te agrade
  • Assim que você encontrar o tema ideal, clique em Instalar e depois em Ativar
  • Assim que você ativar um novo tema e entrar no seu site, você verá que a aparência do site mudou totalmente, de acordo com o tema escolhido. 

 

Caso você não goste de nenhum tema grátis, poderá escolher alguns temas pagos. Você poderá encontrar bons temas pagos nesses sites:

E, se você quiser personalizar seu site 100%, e tem um pouco mais de experiência, eu recomendo o Elementor: https://elementor.com/

 

O principio da instalação é o mesmo. A diferença é que você terá que clicar em Adicionar Novo e na sequência em fazer upload.

Depois procure o tema que você acabou de comprar e clique em fazer upload. 

Se o seu tema for muito grande, pode ser que demore um pouco até fazer o upload, mas com paciência vai dar certo! 

 

Passo 05: Escolha os seus plugins

A grande vantagem do WordPress é que você encontra plugins para praticamente qualquer funcionalidade que você queira colocar no site! 

Quer transformar seu site em uma loja virtual? É só instalar o Woocommerce. Quer transformar seu site em um site de Hotel? é só procurar um plugin que faça reservas. Praticamente qualquer funcionalidade é possível. 

 

Alguns plugins são altamente recomendados:

  • Plugin de cache
  • Plugin antispam
  • O famoso Jetpack, que traz diversas funcionalidades
  • Plugin de SEO (pode ser o Yoast) 
  • Plugin de Backup – pra ter salvação caso você perca o seu site por algum motivo

Fique a vontade para instalar quantos plugins você achar necessário, porém lembre-se de que quanto mais plugins você instalar, mais potente terá que ser a sua hospedagem para que seu site não fique lento. 

Instale somente os plugins que você realmente vai usar e que fazem sentido para você! 

 

Passo 06: Customizando o seu site

Agora chegou a hora de customizar todo o seu site. 

No menu esquerdo, você poderá ir até “Aparência” e depois “Personalizar”. Assim você conseguirá mudar a logo, cor, e muitas outras coisas da aparência do site. 

 

Se você estiver mexendo com algum tema pago, aí compensa dar uma olhada na documentação do próprio tema e assistir alguns vídeos que te ensinem a customizar o seu tema em específico, já que isso muda de tema pra tema. Assista vídeos do próprio desenvolvedor e se ficar com alguma dúvida, a maioria dos temas pagos tem suporte para você tirar as dúvidas.

 

Bônus: páginas que seu site precisa ter

Você sabia que independente de qual é seu ramo de atuação, você precisa de algumas páginas no seu site? Essas páginas são bem vistas pelo “Google”, e fazem com que seu site alcance posições melhores. 

As páginas essenciais são: 

  • Quem somos (ou quem sou, sobre mim, etc)
  • Contato
  • Política de Privacidade

Ter essas 3 páginas no seu site faz com que o Google te considere mais seguro, e acaba te dando uma relevância melhor! 

Então, se você está criando o seu site do zero, não se esqueça de incluí-las para aumentar suas chances de ser bem posicionado no Google.

 

Você gostou do nosso post de hoje? Já sabia qual era o passo a passo para criar o seu site do zero em WordPress? Se você achou esse post útil, compartilhe com seus amigos e não se ficou com alguma dúvida basta deixar um comentário aqui em baixo que responderemos o mais rápido possível!