Como criar um e-commerce em 2021

Por Redação BH Servers
Em Notícias
04, jan, 2021
Nenhum Comentário
134 Views

Com a pandemia, o isolamento social e as fases em que todo o comércio se vê obrigado a ficar fechado, tivemos um aumento considerável de pessoas comprando através do e-commerce. E se você é do tipo que gosta de números para se basear, o faturamento das lojas online subiu 47% só no primeiro semestre! 

Cerca de 7,3 milhões de brasileiros compraram em um e-commerce pela primeira vez em 2020 e 58% compraram de forma ativa durante o semestre. 

 

Aposto que esses dados encheram seus olhos! Então vamos ao que realmente importa: 

 

Como criar um e-commerce em 2021

Primeiro de tudo você deve resolver o que você vai vender! Se você já tem uma loja, pode vender o mesmo produto que você vende de forma presencial, só montando a estrutura online. 

Já se você ainda não tem nada e vai começar do zero, escolha entre os nichos que tiveram maior aumento de vendas: 

  • Setor de informática: cresceu 101%
  • Construção e ferramentas: cresceu 100%
  • Lojas de departamento (inclusive vestuário): cresceu 90%
  • Setor esportivo: cresceu 65%
  • Perfumaria: cresceu 51%
  • Farmácia: cresceu 42%
  • Casa e decoração: aumentou 33%
  • Auto Serviços (inclusive supermercados): aumentou 18%

Agora você já tem uma ideia do que vender no seu e-commerce, bora colocar a mão na massa?

 

Aprofundando mais no nicho

Apesar da “informática” ser um ótimo nicho, ele é um pouco abrangente, então pode ficar difícil você conseguir fazer o investimento necessário para comprar seu estoque. 

Além disso, lojas virtuais mais específicas costumam ter uma melhor aceitação do público e com isso vendem mais! 

Por exemplo, se você for trabalhar no ramo da moda, não tente vender tudo! Comece oferecendo moda para gestantes, ou moda infantil, ou moda plus size. Todos esses são subnichos de moda e que podem se tornar muito mais rentáveis, já que você poderá investir em um único público. 

 

Porque um subnicho daria mais retorno? 

Quando você investe em um subnicho, você faz uma comunicação mais assertiva, e com isso a sua taxa de conversão sobe exponencialmente. 

Imagine que você venda roupa para todos os públicos. Fica difícil falar com gestantes e plus size no mesmo anúncio. Você teria que investir muito mais em estoque, em produtos, em estrutura – já que quanto mais produtos em um site maior a sua estrutura e também em anúncios, já que teria que fazer os anúncios de forma segmentada para cada um dos públicos! 

 

Passo a passo para criar um e-commerce

Defina o nicho de atuação

Para isso use os dados que passamos acima, foque em nichos que tiveram aumento de vendas na pandemia! Depois de escolhido o nicho, é hora de escolher o subnicho.

 

Escolha o nome da loja e compre o domínio

Na hora de escolher o nome da sua loja virtual é importante que você procure algum nome que tenha um domínio disponível. Isso porque é muito frustrante definir o nome, deixar tudo pronto e aí descobrir que o domínio com o seu nome não está disponível para compra! Então antes de bater o martelo na decisão do nome, procure pelo domínio. 

 

Escolha a sua hospedagem 

Nós já falamos aqui um pouquinho sobre como criar um site, e abordamos também a questão da hospedagem. Mas aqui a hospedagem tem um peso muito maior! Existem alguns fatores que são muito importantes e que você deve levar em consideração na hora de escolher a hospedagem para e-commerce. Isso porque em um site simples você não precisa prestar tanta atenção em segurança como precisa prestar atenção em um e-commerce, afinal, por mais que você deva proteger os dados de todos os usuários, no e-commerce você lida com dados muito mais importantes, como por exemplo dados de cartão de crédito e dados pessoais como CPF e Endereço. 

Entendeu porque é tão importante escolher uma hospedagem segura para a sua loja virtual? 

Além disso a escolha certa da hospedagem também é importantíssima para evitar dores de cabeça e perda de vendas.

Se você escolher a sua hospedagem de forma errada, pode ter o seu site fora do ar no momento em que você mais precisa: no pico de vendas. Isso porque várias hospedagens acabam bloqueando o acesso ao site quando você atinge as cotas contratadas, o que faz com que você perca dinheiro, já que sem acesso ao site ninguém faz compras! 

Escolha uma hospedagem segura para montar a sua loja virtual, clique aqui e conheça os planos da BhServer. 

 

A plataforma

Existem milhares de plataformas disponíveis para montar a sua loja virtual: desde plataformas criadas do zero, em código, até algumas bem conhecidas como por exemplo o WooCommerce. Escolha de acordo com as suas necessidades, as necessidades da sua loja e também o seu conhecimento.
Se você for contratar alguém para fazer a loja para você, certifique-se de que está contratando alguém que seja especialista na plataforma que você escolheu 

 

Design da loja

Depois de todas essas decisões, essa é uma das melhores fases – só perde para arrasar nas vendas! Você pode criar a sua loja do jeito que você quiser. Foque sempre na usabilidade do usuário e não se esqueça de deixar tudo harmônico e fácil para encontrar tudo o que os seus clientes estão procurando. 

Além disso, certifique-se de testar todo o processo de compra, para garantir que tudo está funcionando perfeitamente. 

 

Cadastrando os produtos

Algumas pessoas amam essa fase, outras reconhecem que é uma fase trabalhosa mas necessária… Chegou a hora de cadastrar os seus produtos! 

Cadastre tudo prestando muita atenção e foque em passar todas as informações necessárias para o cliente. Lembre-se de que ele não está vendo o seu produto e por isso a descrição é muito importante. Caso você ache necessário, contrate um redator especializado em descrição de produtos para te ajudar! 

 

Lançamento e divulgação

Agora chegou a hora! Depois do site criado, é hora de criar as campanhas de anúncio para o lançamento e fazer a sua primeira venda! Tenho certeza que ela virá bem rapidamente e você vai adorar esse novo universo do e-commerce! 

 

Você já tinha pensado em abrir uma loja virtual antes? Já sabia que os números tinham aumentado tanto durante a pandemia? Não se esqueça de comentar com a gente o que você achou e de compartilhar esse artigo com os seus amigos que podem gostar da ideia de ter uma loja virtual!