5 Dúvidas sobre o Cloudflare

5 Dúvidas sobre o Cloudflare

Antes de mais nada, vem a pergunta: O que é o Cloudflare? O CloudFlare é um serviço online que promete proteger e aumentar a velocidade dos sites na Web. Além disto, reduz o consumo (transmissão de dados) do servidor. Como recebemos muitas perguntas em nosso sistema de ticket sobre este serviço, resolvi dedicar esta postagem a passa 5 informações em relação ao CloudFlare. No fim, deixarei o link para nossa base do conhecimento, onde ensinamos também a se cadastrar e configurar seu domínio para trabalhar com eles. Cada termo técnico, tentarei deixar o link do Wikipedia, para tirar qualquer dúvida. Então já sabe! Se não souber o que significa algumas palavras, lá estarão o Wiki para ajudar! :)

1 – DE QUE MANEIRA O CLOUDFLARE TRABALHA?

O CloudFlare trabalha como um servidor Proxy, otimizado. Para que o serviço funcione, é preciso apontar o seu domínio (ex: bhservers.com.br) para o servidor do CloudFlare. Desta maneira, o sistema automatizado poderá trabalhar para proteger contra alguns ataques e otimizar o site. Com o sistema trabalhando, cada visita passa antes pelos servidores, que farão uma análise sobre o tipo de visita (legítma ou não) e apresentará um conteúdo já mantido em Cache afim de aumentar a velocidade e diminuir o uso de recursos da hospedagem deste domínio.

2 – O CLOUDFLARE É PAGO?

Existem planos pagos do Cloudflare que prometem mais proteção e plano gratuito, com recursos reduzidos. Mesmo assim, o plano gratuito já é de grande ajuda e vale a pena o uso. Abaixo alguns dos planos:

3 – O CLOUDFLARE É HOSPEDAGEM DE SITES?

Não! O CloudFlare como dito acima é somente um Proxy para intermediar o tráfego que passa entre o pc do internauta e sua hospedagem original. Portanto ainda sim é preciso contratar um serviço de hospedagem / VPS / Dedicado.

4 – ESTAREI ESCONDIDO SE USAR O CLOUDFLARE? SABERÃO MEU IP?

O público que acessará seu site, não terá acesso simples ao IP (algumas técnicas podem levar até seu IP original). Portanto você estará protegido contra ataques. Isto não quer dizer que quem usa este serviço, estará anônimo na internet. O CloudFlare possuí um formulário de contato para que quem se sinta prejudicado, possa denunciar um domínio. Desta maneira a própria empresa entra em contato diretamente com o Datacenter proprietário deste IP, que acabará “chegando” até o dono do domínio.

5 – ENFIM, VALE A PENA USAR O CLOUDFLARE?

O CloudFlare vale a pena na maioria dos casos. Além de agilizar a abertura de sites, proteger contra alguns tipos de ataque e até diminuir o ping entre o site e o internauta, o Clouflare ainda mantém preços para todo tipo de cliente. Inclusive cliente que não pode pagar, podendo optar pela versão gratuita. Em alguns casos o CloudFlare pode ser um problema, como por exemplo, serviços em que o internauta precisa ter acesso direto ao IP do servidor (alguns jogos online exigem isto). Por fim, cabe ao cliente apontar seu domínio para o CloudFlare e fazer o teste por si. De nossa parte, recomendamos!   Caso precise de ajuda, o CloudFlare conta com uma área de suporte. Também temos um tutorial na Central do Cliente, que ensina a se cadastrar e configurar o CloudFlare. Segue: http://cliente.bhservers.com.br/knowledgebase.php?action=displayarticle&id=29   Abraços e até a próxima!5 Dúvidas sobre o Cloudflare