Tendências de Web Design para 2021

Tendências de Web Design para 2021

Não adianta você ter um site, você precisa de um site moderno para passar credibilidade para os seus clientes! Se você fez seus sites nos anos 2000 e nunca mais mexeu no design dele, talvez esteja na hora de dar uma renovada! Pensando em você que quer atualizar o design do seu site ou em você que quer criar um site novo mas com um design bem atual, trouxemos essa lista de Tendências de Web Design para 2021!   

Principais tendências de Web Design

Sempre que falamos de design temos tendências indo e voltando. Como um exemplo podemos citar o Flat Design que foi um sucesso nos últimos anos mas que vem perdendo a sua graça e dando lugar a um design mais dinâmico, com sombras e profundidade.   

Design Responsivo

Estamos na era dos smartphones. Se seu celular ainda não é responsivo, você com certeza está deixando de receber muitas visitas - e ainda incomodando profundamente quem tenta acessar seu site pelo celular.   Design responsivo é aquele que se adapta a diversas telas, então você pode acessar o site pelo Tablet, ou pelo Celular ou até mesmo pela televisão, e tudo ficará no lugar certo.   

ChatBots

Talvez você pense que o Chatbot não tenha muito a ver com o design, mas tem sim! Se você pensar bem, eu aposto que você já tenha entrado em algum site você tentava acessar alguma coisa e a janela do Chatbot te atrapalhava ou então com alguma configuração que ficava toda hora mandando notificações e atrapalhando toda a usabilidade do site!  Se você for usar chatbot, muito cuidado com a forma que você vai fazer isso, para garantir que será uma ferramenta que realmente vai ajudar e não atrapalhar.   

Animações

A era dos vídeos que iniciavam sozinhos - e te deixavam procurando de qual janela vinha aquela falação que estava atrapalhando a sua música - acabou (Ainda bem!). Mas as pequenas animações estão em alta. Mas tome cuidado: estamos falando de pequenas animações que trazem somente um ponto focal para o seu site, e não animações que ficam girando e atrapalhando tudo.  Além disso, vamos lembrar do item número 1: sites responsivos. Como aqui no Brasil a maioria das pessoas que acessa um site pelo celular faz isso através da internet móvel, é importante desativar as animações e imagens muito grandes nas versões para celular.  O tablet normalmente já é utilizado em casa, conectado na rede wifi, por isso você já pode deixar as imagens e as animações normalmente!   

Microinterações

Talvez essa ainda não seja a realidade da maioria das pessoas, mas as microinterações vieram para ficar!  Microinterações são pequenas animações que aparecem dependendo de como o usuário se comporta no site.  Por exemplo, você pode ter uma pequena animação acontecendo quando o usuário passa com o mouse sobre algo. Esse é um gatilho que serve para chamar a atenção do usuário para um determinado local da tela!  Só cuidado para não acabar exagerando nas animações e sobrecarregar o site todo - e o usuário.   

Bordas arredondadas

Até os botões estão mudando! Enquanto até o ano passado a grande preferência era por botões quadrados, neste ano já estamos vendo uma enxurrada de botões arredondados. Os botões arredondados ajudam a deixar o visual mais fluido! Inclusive você pode apostar em botões com a mesma cor de fundo do site, deixando apenas uma borda arredondada em volta! Fica um design bem clean e amigável!   

Adeus ao flat design

Vivemos vários anos de flat design, com sites bem quadrados, sem profundidade e sombra. Essa moda começou lá em 2016 mais ou menos, e perdurou até hoje. Mas parece que as coisas estão mudando. Os sites já estão vindo com mais sombras e profundidade! Só vamos ver como os usuários vão reagir a isso depois de tantos anos usando sites com design flat.  

Assimetria

  Apesar de alguns sites estarem começando a usar uma certa assimetria nas suas páginas, eu ainda tenho minhas dúvidas se essa tendência realmente vai pegar, já que páginas assimétricas podem gerar um certo desconforto em quem vê, o que pode levar a uma maior taxa de abandono de página!  Além do mais, se as assimetrias não forem bonitas, criando um visual agradável, pode dar a impressão de que o designer errou a mão, passando até mesmo a imagem de um site feito por um amador.       

Cores

Em épocas de pandemia onde está todo mundo ansioso e um pouco mais estressado, convém pensar bem nas cores que você vai usar no seu site, para evitar sobrecarregar emocionalmente os usuários.  Até o ano passado tínhamos muitos sites com cores fortes e vibrantes, mas parece que para esse ano teremos cores pastéis e não muito chamativas, a não ser que o seu nicho peça as cores chamativas.   

Design clean

Ainda partindo do pressuposto de os usuários estão cada dia mais ansiosos, sites mais clean, sem muitas informações também estão se tornando tendência. Ao contrário dos últimos tópicos, que mudaram significamente em 2021, a tendência de um design mais clean já vem de outros anos e só aumentou devido à pandemia e combinam perfeitamente com a tendência das cores mais claras e dos botões com a mesma cor de fundo e apenas um contorno colorido.   

Usando as tendências de web design para 2021

Apesar de todos nós gostarmos de seguir as tendências, é importante analisar o seu nicho e ver se essa tendência se encaixa para você! Por exemplo, se você tem um site de esportes, exercícios físicos, crossfit, talvez não faça tanto sentido assim usar cores claras, já que é um nicho que pede dinamismo, ação!  As cores claras fazem bem mais sentido quando estamos falando de um estúdio de Yoga, por exemplo.  Por isso é bem importante ficar ligado nas tendências, mas fazer somente o que faz sentido para você, para o seu site e para sua marca, não adianta você criar o site de CrossFIt mais bonito do mundo se as pessoas vão entrar nele, se acalmar e sair de lá sem fazer a matrícula ou sem a vontade de procurar pela sua academia!    Procure tendências, mas sempre lembre que o mais importante é o seu cliente e que a melhor métrica de todas é se o seu site está convertendo como deveria!    Ficou com alguma dúvida? Tem alguma opinião sobre qual tendência vai bombar e qual nós vamos ignorar solenemente? Comente!   Tendências de Web Design para 2021