Dúvidas sobre latência entre o Metatrader e o Mercado Nacional

Por BH Servers
Em Semi Dedicados
11, ago, 2021
Nenhum Comentário
762 Views

Frequentemente somos questionados por clientes ou interessados em operar no mercado financeiro brasileiro, sobre os valores das latências que oferecemos aos nossos clientes. É muito comum recebermos perguntas sobre latências de entre 1 ms e 5 ms. Um valor que em nossos servidores, por questão estratégica, não conseguimos atingir.


Nosso Caso

Por muito tempo trabalhamos com servidores em São Paulo, que possuem um custo mais elevado. Para conseguir oferecer um serviço nessa localidade, era necessário cobrar um valor mais alto pelos serviços, o que gerava um lucro muito pequeno para os clientes que operam no mercado financeiro.
Para resolvermos a questão dos preços, alteramos nossos serviços para Minas Gerais, porém com um link direto até São Paulo. Esse link possui uma latência de 17ms até SP, o que para alguns clientes parecia um valor muito elevado. Porém na verdade 17ms é um ótimo valor e funciona muito bem para as operações no mercado financeiro nacional.

Uma comparação

De acordo com algumas páginas encontradas no Google, o tempo de um piscar de olhos é, em média, de 300 a 400ms. O mesmo que 0,3 e 0,4 segundos. Portanto considerando que o cliente queira operar em São Paulo e adquiriu um servidor em Quebec, que possui em torno de 150ms, o tempo de resposta entre os dois pontos ainda seria a metade do tempo de uma piscada de olhos.
Porém para quem quer operar em São Paulo, nossos servidores brasileiros temos uma latência é de 17ms até SP, o mesmo que 0,017 segundos. Isso significa que enquanto você pisca seus olhos, a conexão sai de nossos servidores e vai até SP entre 17 e 23 vezes! É uma velocidade tão grande, que poderíamos até dizer que é imediato.

Para seu conhecimento: Para quem opera nos Estados Unidos, a média é também de 17ms desde os servidores de Quebec ou entre 1 e 20ms em New Yersey. Na Europa é em torno de 50ms

 

Fatores que podem influenciar na performance

Um favor que pode influenciar negativamente é a utilização de robôs, visto que cada robô foi programado de uma forma diferente e pode exigir uma latência maior ou menor. Alguns operam muito bem com 500ms, enquanto outros precisam realmente dos 17ms.

A escolha incorreta de plano pode fazer uma grande diferença, pois uma falta de processador, por exemplo, atrasaria o tempo de resposta e consequentemente aumentaria a latência. Portanto é extremamente importante saber escolher o plano correto.

Conclusão

Na grande maioria dos casos a latência não é o ponto mais importante. Outras escolhas equivocadas podem influenciar negativamente, enquanto as escolhas certas podem tornar a latência irrelevante.

Contamos com localidades diferentes que podem atender a uma grande variedade de mercados financeiros mundiais, especialmente os brasileiros, norte-americanos e europeus.
E, por fim, 17ms é mais do que suficiente para se operar em mercados como a B3 ou XP.