Como criar um blog em 2021

Como criar um blog em 2021

Com o aumento das redes sociais e das “blogueiras” do instagram, muita gente acabou desistindo de ter um blog e passou a se dedicar somente às redes sociais, mas fique sabendo que isso não é tão vantajoso assim!   

Porque você deve ter um blog em 2021 

  Se você é produtor de conteúdo, mesmo que nas redes sociais, você precisa ter um blog. Para te convencer da real necessidade, vamos listar alguns motivos que com certeza vão te convencer a criar um blog em 2021.   

Construindo sua casa no terreno dos outros

Se você só trabalha nas redes sociais, você está construindo a sua casa no terreno de outras pessoas.  E se amanhã o Instagram acaba?Ou o Facebook chega ao fim? Parece surreal pra você? Não se esqueça que o Snapchat sumiu e que o Orkut também já teve seus dias de glória! Quando todo o seu público só tem contato com você através das redes sociais, se a sua rede social principal acabar (ou se eles cancelarem a sua conta), você perde toda a sua audiência e tem que começar do zero.   

Estrutura mais organizada

Em um blog você consegue dividir os seus posts em categorias, em tags, além de dar a possibilidade do leitor de fazer buscas.  Você também pode sugerir outros posts através da linkagem interna!  Tudo isso faz com que a pessoa passe mais tempo no seu site e consiga absorver o seu conteúdo de forma mais organizada.   

Pixel de Remarketing

Se você pretende trabalhar com algum tipo de venda online, seja ela de produtos, serviços ou infoprodutos, um pixel de remarketing bem configurado no seu site faz milagres! Com ele você pode segmentar seu público por interesses.  Por exemplo, se você tem 3 categorias no seu site e o seu infoproduto é relativo a somente uma das categorias, você pode rodar anúncios somente para quem acessou essa categoria do site nos últimos 30 ou 60 dias, por exemplo.  Isso ajuda bastante a anunciar para o seu público quente e ter uma taxa de conversão mais alta. 

Criando o seu blog

Se você já está convencido de que é hora de criar o seu blog, vamos te dar um passo a passo de como fazer isso.   

Passo 1: Comprando o Domínio

Se você já está nas redes sociais, é bem interessante tentar comprar um domínio que seja igual, ou ao menos parecido com o seu nome lá! Se você não tiver essa opção, tente comprar algum com o seu nome.   

Passo 02: Escolhendo uma hospedagem

Depois de comprar o domínio, é hora de escolher a sua hospedagem. Lógico que a nossa indicação é pela BH Servers! Aqui você pode encontrar a melhor hospedagem pra qualquer tipo de site!  Se você vai só criar um blog simples em Wordpress, pode começar com a nossa hospedagem mais em conta, a de R$4,00 por mês, e se você sentir necessidade, pode ir fazendo o upgrade sem dor de cabeça!   

Passo 03: Escolhendo o template

Agora chegou a hora de começar a pensar no template do seu blog.  A primeira coisa que você tem que analisar é a questão de como você vai monetizar esse blog (se é que isso vai acontecer). Por exemplo, se você for monetizar com Adsense ou outros anúncios, o melhor tema para isso é o Newspaper. Já se você for trabalhar com afiliados, existem outros temas que ajudam na conversão.  Sempre dê uma pesquisada para descobrir qual tema que mais se ajusta às suas necessidades, e se você não tiver nenhuma necessidade específica, pode baixar qualquer tema que te agrade, sendo ele pago ou gratuito.  Se você estiver muito em dúvida, o Elementor é sempre uma boa escolha para qualquer projeto!   

Passo 04: Criando as primeiras páginas

Você sabia que existem algumas páginas que são consideradas como essenciais em um site pelo Google?  Essas páginas que devem estar presentes em qualquer site são: 
  • Quem somos: deve conter um breve texto sobre você, explicando o motivo do blog, porque você resolveu criar um blog, sobre o que você vai falar, etc. 
  • Políticas de privacidade: aqui você deve explicar pro usuário se você coleta os dados dele, como você utiliza os dados dele, etc. Se você ficar em dúvida de como escrever, pode encontrar vários modelos na internet 
  • Contato: outra página que é essencial é a página de contato. Você deve colocar um formulário de contato e um e-mail para que as pessoas entrem em contato com você caso seja necessário. 
  Essas 3 páginas são essenciais no seu site, então sempre comece por elas.   

Passo 05: Comece a gerar seu conteúdo 

Agora é a hora de começar a escrever pro blog! Se você já trabalha nas redes sociais, pode começar pegando alguns posts que já estavam no Instagram ou no Facebook, por exemplo, e copiando para o blog.  Se você perceber que o texto ficou muito pequeno (o que é normal, já que era um texto para rede social e não para blog), você pode aumentá-lo e dar mais infornações, deixando ele um pouquinho maior.    É recomendado que todos os seus textos tenham pelo menos 500 palavras, já que isso ajuda bastante no posicionamento do Google!    Depois de ter transformado os seus posts de redes sociais em posts de blog, você pode começar a gerar novos conteúdos pro seu site. Conteúdos evergreen - que são conteúdo que nunca deixam de ser úetis, ou seja, são atemporais - são posts em que você deve investir e escrever bastante - posts assim ficam legais com cerca de 2mil palavras ou mais, por exemplo.    Use muitos recursos gráficos. Você pode usar infográficos, vídeos, gráficos, imagens, diagramas e mapas mentais, tudo para ajudar o seu leitor a entender melhor!   

Passo 06: Divulgue seus posts do blog nas redes sociais

Agora chegou a hora de fazer o caminho inverso: divulgar seus posts nas redes sociais para que as pessoas venham até seu blog ler e ver o quão maravilhoso ficou o seu texto!    E aí, deixe um comentário abaixo contando se o nosso post te inspirou a criar um blog ou não! E se você ficar com alguma dúvida no processo, basta deixar um comentário que lhe ajudaremos assim que possível.  Como criar um blog em 2021